sábado, janeiro 30, 2010

A Rapariga Que Roubava Livros, de Markus Zusak

Do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Loulé.


A Alemanha hitleriana vivida numa pequena cidade sob o ponto de vista de uma criança alemã.

No Clube este livro gerou adesões fortíssimas, principalmente da parte daqueles que tinham cônjuges alemães, porque reconheceram nas descrições do livro muitas das coisas que eles contam que viveram.

Fala-se muito dos alemães que suportaram o regime, que foram a maioria certamente, senão Hitler não conseguiria o que conseguiu. Eu gostaria de saber de todos aqueles que resistiram, de todos aqueles que não só procuraram manter a decência em tempos selvagens mas que foram mesmo contra a corrente. Gostaria de saber as histórias destes alemães, dos que morreram a fazê-lo e dos que conseguiram sobreviver. É um pouco o que se lê neste livro.

Lembro-me de, há algumas dezenas de anos, ter lido os livros de Erich Maria Remarque (Arco do Triunfo, o que mais gostei, mas também A Oeste Nada de Novo, Tempo Para Amar Tempo Para Morrer, Uma noite em Lisboa, O Obelisco Negro, Desenraizados, O Céu Não Tem Favoritos e outros), mas ele tornou-se num refugiado, num exilado. Não, o que eu gostava de conhecer era quem lá tivesse ficado.

Sem comentários: