quinta-feira, maio 20, 2021

Porque é que as zebras não apanham úlceras?

 

Why Zebras Don’t Get Ulcers é um livro de 1994 (nunca traduzido em Portugal) do biólogo e neuroendocrinologista Robert M. Sapolsky.

Quando a zebra está calmamente a almoçar e ouve um barulho (que nove vezes em cada dez é um falso alarme, porém a zebra tem de assumir que não é, pois não há segundas oportunidades na selva), ela tem uma reação fisiológica de stress quase instantânea. Para a zebra, que responde fugindo, este stress só tem efeitos benéficos… porque dura segundos, no máximo poucos minutos. Rapidamente, afastada a presença física do perigo, ela volta ao seu almoço na maior das tranquilidades.

Não assim com os seres humanos, numa situação semelhante. Passada a ameaça, o ser humano continua em stress: “E se o leão volta e eu não dou conta? E se vem de noite e eu não o vejo? E se ataca os meus filhos que não conseguem fugir como eu? E se forem vários leões a cercar-me?” Etc., etc. Ao contrário das zebras, a ausência de perigo não representa para nós, humanos, a ausência de ameaça.

O problema é que a reação fisiológica de stress deixa de ter efeitos benéficos no organismo num espaço de segundos a minutos. E em nós, esta reação pode prolongar-se por horas, dias , semanas,… Por isso, nós temos úlceras e as zebras não. 

Sem comentários: