quinta-feira, dezembro 10, 2015

Justiça versus Liberdade


Penso que a Justiça e a Liberdade são utopias: jamais existirá uma sociedade justa ou livre.

Além disso, acredito que elas são pelo menos moderadamente incompatíveis: o excesso de uma implica o défice da outra.

Por isso, muitas vezes, exige-se uma escolha, qual a que se irá privilegiar como resultado de um determinado curso de ação. Essa escolha é habitualmente feita sem reflexão.

Eu adianto aqui uma reflexão possível, ao explicitar a minha preferência.

A minha inclinação vai para a justiça. Porque estou sempre do lado dos mais fracos e desprotegidos. Numa sociedade livre (de homens ou de animais), o mais forte tende a ganhar, a dominar, a explorar. Em detrimento dos mais fracos. Como acho que é um sofisma a teoria de que, numa sociedade livre, é-se fraco por escolha própria, aquilo, para mim, é-me intolerável. No coração, eu escolho a justiça.


Sem comentários: