quinta-feira, março 04, 2004

Exames no 4º, 6º e 9º anos

Se for a única avaliação que conta para a passagem de ano considero estúpida esta medida.
Primeiro, porque os professores estão permanentemente submetidos a uma pressão legal enorme para passarem de ano o maior número possível de alunos. Com os exames, esta situação corresponde a fazer acelerar o camião à força e, só em cima do cruzamento, pôr travões a fundo. É estúpido isto.
Segundo, e usando outra metáfora: pelo facto da meta (o exame vai sê-lo) ser igual para todos considera-se a corrida justa - o pormenor de haver alunos que vão de carro, outros a pé, outros ainda de muletas é irrelevante: a meta é igual para todos, logo o sistema é justo. Isto também é estúpido.
Terceiro, o tipo de competências necessárias na vida real é praticamente impossível de ser avaliado num exame individual. Esperar o contrário também é estúpido.

Coitados dos muitos professores que, desesperados com a pressão imensa que sentem para passarem todos os seus alunos, vão acolher esta medida de braços abertos... É que o ministro e o governo não são estúpidos. Sim, eu sei, isto da ausência de estupidez nos nossos governantes é apenas uma hipótese, claro. Mas se ela for verdadeira, isto é, e se não for por estupidez que eles desejam introduzir os exames?...

Sem comentários: