domingo, abril 13, 2008

O "recuo" da ministra

"Derrota total da Ministra da Educação." (Blasfémias - João Miranda)
"O Governo agachou-se." (Portugal dos Pequeninos - João Gonçalves)
"a plataforma sindical fala em «grande vitória dos professores». (Público)
E muitos outros...

Pessoas que vêem a vida como uma guerra e que, portanto, só são capazes de compreender as coisas em termos de vitórias ou de derrotas.
Está fora da sua compreensão coisas civilizadas como a admissão de erros, a compreensão do ponto de vista do adversário, a procura de um consenso que prejudique o menos possível os mais fracos (neste caso, os alunos).
É triste ver isto...
... e assustador.

Pessoalmente, até acho que não houve recuo nenhum naquilo que para o Governo é essencial (uma vez que não pagar aos professores o que eles têm direito já está resolvido): PASSAR TODOS OS ALUNOS A QUALQUER PREÇO!
É que nestes critérios (a tal ficha de auto-avaliação) está incluído avaliar o professor, não pelos resultados que os seus alunos obtiveram, mas pela diminuição de “negativas” a serem dadas, seja qual for o real aproveitamento dos alunos.
E sinto vergonha por todos esses hipócritas, portugueses como eu, que se aproveitam de qualquer pretexto para destilar o seu ódio sobre os professores, fugindo cobardemente a criticar o que é verdadeiramente revoltante: o estímulo à fraude legal (tornando a avaliação dos alunos numa farsa) numa área como a educação (que devia ser sagrada, pois que se trata de crianças e jovens e do seu futuro)!

Sem comentários: