sexta-feira, agosto 15, 2008

Mulheres vítimas de violência

7 terrible abuses suffered by women around the world

(via 5dias.net)

Para começar a parar com isto: não ensinar as crianças a resolverem problemas recorrendo à violência.
Como? Não usando de violência com elas. Não usando de violência com quer que seja, na casa ou na rua.
Parece claro.

Mas, se depois, quando vão para a escola elas começam a ser vítimas da violência dos outros e não lhe sabem responder (como aconteceu com o meu filho)?

Não me venham com a treta de apelar para a escola, porque a escola hoje em dia
NÃO TEM MEIOS ABSOLUTAMENTE NENHUNS DE GARANTIR A INTEGRIDADE FÍSICA E PSICOLÓGICA DOS SEUS ALUNOS CUMPRIDORES E BEM COMPORTADOS! (eu sei do que estou aqui a falar, sou professor e pai)

E já não sei responder.

Mas sei que a responsabilidade dos homens (ajudados, admitamo-lo, por algumas mulheres que ajudam a perpetuar esta cultura e tradição - atente-se nas fotos do link acima) no sofrimento das mulheres é gigantesca e infinita. E isso causa-me uma infindável vergonha.


Adenda: repare-se que, em 3 das fotos, mulheres participam activamente nos abusos. Sim, todos sabemos que as mulheres têm sido responsáveis pela aplicação e manutenção de práticas abusivas e cruéis sobre elas próprias. É triste.
Terá isto alguma coisa a ver com o que as minhas colegas nunca se cansam de referir, que não há pior inimigo da mulher do que a própria mulher?

2 comentários:

de.puta.madre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
de.puta.madre disse...

???
Todos nós temos, de reserva, o nosso stock de violência; é um dado da espécie.
Se as pessoas tivessem mais gosto em degustar a sua própria vida, em vez de a comparar com a dos outros, essa tal reserva de violência era aplicada em caso de necessidade. Ou seja, no combate/defesa resultante do confronto com elemento de outra espécie.
O que dizer aos putos??? Enquanto não aparecer um urso a sério treinem uns cm os outros...
É utópico, já sei ... mas é uma perspectiva, mais uma ... tentativa de dar a volta à coisa ... ( ter a percepção da coisa -violência- e tentar fazer bom uso dela)