sábado, maio 09, 2009

Amantes feios

(...) «O que é que Léo achou de mim? Achou-me ao seu gosto. A minha explicação para isso é que também ele era malfeito. Tinha tido varíola em pequeno e ficara com as marcas. Era nitidamente mais feio que um anamita normal, mas vestia-se com muito gosto.»

Tanto pior que fosse malfeito. Tanto pior para as costureirinhas e para os corações sensíveis (a cujo grupo eu pertencia) que fantasiaram a propósito da beleza sensual do amante, a sua pele de seda, as suas mãos experientes, o seu corpo perfeito. O amante é feio e malfeito. (...)

(Adler, Laure, Marguerite Duras - Uma biografia, Quetzal Editores, 1999)

Ora, farto estou eu de histórias em que os protagonistas são sempre fisicamente atraentes (ou que ficam como tal depois de um adequado período de “patinho feio”)!
Desejo mesmo um livro ou um filme em que as personagens vivam um amor arrebatado e deslumbrante, mas que sejam feias e malfeitas, realmente feias sem qualquer apelo (porque, por exemplo, há as que, sendo feias, são, no entanto, encantadoras).
Ou em que pelo menos uma delas fosse mesmo feia.
E isso não fosse sinónimo de malvadez, ou de qualquer forma menos boa de carácter.
Personagens secundárias já vão surgindo assim, embora aparecendo sempre menores e mais ou menos patéticas.
Como seria, então? Como pegaria o(a) autor(a) no assunto nestas condições? Que emoções faria ele despertar em mim (excluindo naturalmente as da piedade e as suas variações)?

1 comentário:

Xantipa disse...

Sabes o que eu acaho? Que o provérbio tem razão: «quem feio ama bonito lhe parece».
Nesse filme poderíamos ver uma pessoa fisicamente feia, como pretendes, mas íríamos perceber que, quem gostar dela, não iria ver isso.
É porque não se vê mesmo!
E o contrário é verdade e na vida já me aconteceram as duas situações: uma do género da descrita acima e outra, em que uma amiga era fisicamente linda, mas como se revelou tão má pessoa, comecei a vê-la feia.
Lembro-me agora de uma terceira situação: uma pessoa que era fisicamente e consensualmente feia. Quando comecei a gostar dela, pareceu-me bonita e quando foi má, passei a vê-la feia, de novo.
Respondendo à tua pergunta final, provavelmente o autor iria «esquecer» esse aspecto passado um tempo, porque um romance baseado apenas na beleza física das personagens não se aguenta.
:)
Beijinhos