sábado, março 15, 2008

Escolas, privadas sim, e... sobre o optimismo

(os bold são da minha responsabilidade)

"Uma investigação recente realizada pela psicóloga e autora do livro "Educar para o optimismo", Helena Marujo, envolvendo cerca de 2200 crianças e jovens portugueses de ambos os sexos, entre os oito e os dezoito anos, em escolas particulares da região de Lisboa, chegou a resultados preocupantes: os jovens portugueses apresentam taxas depressivas mais elevadas do que os jovens norte-americanos e espanhóis."

"O facto de encontrar escolas depressogénias, em que os alunos ficavam deprimidos pouco tempo depois de frequentarem essas escolas, foi outro factor que despertou a atenção desta especialista em comportamento."

"Helena Marujo observou ainda que grande parte destes jovens tinha um discurso muito desesperançado e pessimista relativamente ao futuro, fruto daquilo a que chamou uma desumanizadora pressão para o sucesso, em que os alunos sentem que o afecto que recebem é condicionado pelo sucesso escolar."

"Helena Marujo constatou, por outro lado, que a ideia da morte ou suicídio tinha já passado pela cabeça de muitos jovens."

"Também o simples contacto com professores com um discurso profundamente desanimado e pessimista, e o facto de muitos dos seus pacientes se mostrarem incapazes de enumerar aspectos positivos dos seus familiares levou Helena Marujo a interessar-se cada vez mais pelo tema."

(...)

"“Um dos principais objectivos na formação para o optimismo, tem sido levar as pessoas a fazerem um processo de auto-educação, lembrando-lhes que todos somos modelos para os outros. Ou seja, temos a obrigação moral de construir uma cultura optimista, já que se provaram os seus benefícios em termos de saúde física e mental e, ainda, de maior felicidade", explica Helena Marujo."

(...)

"O que é optimismo? Uma vez aqui chegados, importa esclarecer o que é o optimismo. Segundo a especialista em questão, é uma característica individual que, embora possa ter algumas influências genéticas, pode ser apreendida e implica sempre a capacidade de ter expectativas positivas acerca do futuro e acreditar que o que está para vir é bom. Isto para além da capacidade de ver o melhor da vida. Mesmo nas situações mais problemáticas, desafiadoras e, até, dramáticas, o optimismo traduz-se na capacidade de retirar alguma aprendizagem e algum ponto positivo. (...)"

O livro é "Educar para o Optimismo", Helena Marujo et al, Ed. Presença.

O resto do artigo está aqui.

Sem comentários: