segunda-feira, março 03, 2008

Maria Gabriela Llansol 1931-2008

"(...) Nada mais doce do que
um lugar solitário, liberto do medo,
ou quando o medo o liberta."



e


"O mundo existe e o Vergílio morreu, mas
mais uma palavra me pede a escrita."


Onde, agora?


(de "Inquérito Às Quatro Confidências")


Adenda:
Uma sensação aguda de perda. Não foi logo que soube de onde vinha essa dor.
É que Maria Gabriela Llansol foi em mim uma catalisadora de um segundo nascimento para a literatura, com a trilogia da Geografia de Rebeldes. Os nomes ainda invocam em mim espaços abertos de luz e de nitidez: O Livro das Comunidades... A Restante Vida... Na Casa de Julho e Agosto...
Depois, a intensa, incondicional e comovente amizade por Vergílio Ferreira, sobre quem eu não tenho palavras para dar uma ideia do que ele sempre representou para mim.
Sim, que mágoa súbita e triste, ao saber da sua morte.

Sem comentários: