segunda-feira, julho 14, 2008

Exames e erro dos professores

Penso que os professores reagiram erradamente aos exames deste ano.
Pela primeira vez os exames, nomeadamente os do 9º ano, estão realmente de acordo com o sistema de ensino como ele existe actualmente: um sistema em que um aluno, por exemplo, pode passar, no 7º e no 8º, com "negativas" a todas as disciplinas; ou pode estar suspenso os dias que estiver e fica com todas as faltas justificadas automaticamente; etc, etc.
Portanto, agora é que os exames estão correctos e adaptados às exigências que o sistema de ensino põe aos alunos, não os dos anos anteriores (que serviram unicamente um propósito político bem definido, com total desprezo pelas pessoas dos alunos).

Quando os professores reclamam da facilidade destes exames estão a enveredar por um caminho suicidário. Com exames exigentes e com o sistema de avaliação que vai entrar em funções, os professores "lixam-se". Eles não conseguem promover um ensino exigente quando são impedidos de o fazer de todas as maneiras imagináveis.

Além disso, este movimento de facilitismo no ensino é imparável e irreversível. Simplesmente porque abre um mercado de educação muito lucrativo (não esquecendo a satisfação das famílias por os alunos completarem os diferentes graus de ensino sem nunca reprovarem). São as escolas privadas com procuras gigantescas, são os mestrados e doutoramentos (porque o processo de Bolonha o que é senão também um passo nesta direcção? Licenciaturas vão ser completamente banalizadas) sempre a pagar e a pagar bem.

Há demasiado dinheiro a ser ganho com este facilitismo para que ele possa vir a desaparecer.


Nota: Estamos numa sociedade esquizofrénica? Quando a Ministra mente, toda a gente louva as suas palavras e enche-a de elogios. Quando fala verdade (muito raramente, é certo), cai-lhe toda a gente em cima a chamá-la de mentirosa: foi assim quando disse que não tinha cedido em nada de significativo aos sindicatos sobre a avaliação dos professores (como as escolas estão a verificar já) e é assim quando agora diz que estes exames foram fiáveis e de muito boa qualidade.Vivo num mundo muito estranho...

Sem comentários: