quarta-feira, junho 16, 2010

Exame de Língua Portuguesa... e não só

Hoje foi o exame de Língua Portuguesa.
Desde há pouco mais de uma semana que este exame também passou a fazer parte das minhas preocupações.
A professora de Português foi despedida (por razões que não vêm aqui ao caso), tendo os alunos e respectivos pais pedido para que eu ficasse responsável também pela preparação para este exame (a verdade é que começou a espalhar-se no centro que eu seria uma espécie de taumaturgo dos aflitos, fosse qual fosse a disciplina, o que é um absurdo).

Interessa-me, no entanto, abordar aqui o seguinte:
É dificil fazer uma comparação entre as diferentes disciplinas que fazem parte do currículo do ensino básico e secundário. É difícil, mas possível para quem tenha leccionado ou apoiado alunos a todas aquelas disciplinas. Tirando as Ciências Físico-Químicas, eu estou nessa situação: sem experiência anterior nenhuma tive, este ano, que preparar explicações e apoios a quase todas as disciplinas.
E a verdade é que, na minha opinião, há um grande fosso entre a Matemática (e, possivelmente, as Físico-Químicas, não sei) e as restantes disciplinas, incluindo a Língua Portuguesa, que são muito mais fáceis do que aquela.
Fáceis quer em termos de conteúdos, quer também em termos do que é exigido aos alunos, quer ainda em termos do trabalho necessário para as ensinar.
Em suma, a minha sensibilidade é que o grau de dificuldade dos actuais currículos de Matemática não tem paralelo com o dos de qualquer outra disciplina (com a possível excepção das CFQ, como já referi anteriormente).

Sem comentários: