quinta-feira, julho 15, 2010

O que sabemos dos outros


Aos 13 anos de idade, Ben Saunders recebeu o seguinte relatório escolar: "Ben lacks sufficient impetus to achieve anything worthwhile."

13 anos depois ele era o 4º indivíduo no mundo a esquiar sozinho, sem qualquer ajuda exterior, até atingir o Pólo Norte; e o mais novo deles todos (em 10 anos).

Actualmente, além das suas actividades desportivas, ele é Embaixador do The Prince's Trust e do Global Angels, bem como Vice-Presidente Honorário da Geographical Association, etc, etc.


A questão aqui é que fazemos julgamentos às vezes com demasiada facilidade, o que podemos considerar normal e necessário para a nossa sobrevivência no dia a dia. O problema é que caímos logo a seguir na condenação, e isto já não é tão realista e pode conduzir a erros cómicos como o acima referido.

Porque nós podemos constatar a realização de uma acção por outra pessoa com alguma fiabilidade. Mas quando fazemos apreciações sobre o seu íntimo realmente não sabemos do que estamos a falar e há toda a probabilidade de estarmos a dizer uma asneira.

Sem comentários: