terça-feira, julho 20, 2010

Sobre o mal - Obama


Disse Obama (antes de ser eleito):

Evil does exist. I think we see evil all the time. We see evil in Darfur. We see evil, sadly, on the streets of our cities. We see evil in parents who viciously abuse their children.

Eu não sei se é verdade que o mal exista. Que ele surge à nossa frente, sob muitas formas diferentes, disso não tenho dúvida nenhuma. A minha experiência directa com o mal é antiga e prolongou-se até ao ano passado. Eu, na escola, estive face a face com o mal por várias vezes, tanto da parte de alunos (chegando a incluir agressões, por vezes quase mortais, a alunos mais fracos) como de pais (incluindo até ameaças de morte aos filhos).

And it has to be confronted. It has to be confronted squarely.

Eu tento, mas devo confessar que não consigo... quer dizer, ainda não consigo lá muito bem. Há na violência dos outros algo que, se eu estiver sozinho (isto é, se eu não tiver o apoio da lei e da instituição atrás de mim, como acontece na escola), me paralisa e me faz sofrer profundamente: já experimentei reagir com meios não violentos (foram os que me deram mais força para continuar a resistir); já experimentei reagir com ameaças de violência (tenho de admitir a contragosto e tristemente que foram as mais eficazes); já experimentei ignorar (é a pior de todas as hipóteses).
Hoje em dia reconheço que não consigo vencer a violência dos outros sem usar de violência pessoal. Porém, esta é-me estruturalmente quase uma impossibilidade...

One of the things that I strongly believe is that we are not going to, as individuals, be able to erase evil from the world. That is God’s task. But we can be soldiers in that process, and we can confront it when we see it. The one thing that is very important is for us to have some humility in how we approach the issue of confronting evil, because a lot of evil has been perpetrated based on the claim that we were trying to confront evil.

Sim, soldados, simples soldados no campo de batalha, completamente sós perante si próprios, sem vitórias mesmo quando "vencedores". Com a humildade de que Obama fala. A mais não consigo aspirar.

Sem comentários: