sábado, agosto 28, 2010

Bob Dylan Covers

Daqui a 200 anos Bob Dylan será ouvido e tocado e cantado como hoje o é Beethoven, disso não tenho dúvidas quase nenhumas (apesar de ele não ser o meu cantor/autor preferido).

Um critério possível da perenidade de uma canção ou de um cantor poderá ser o número de covers que gerou.

De acordo com o registo feito (e em permanente actualização) em DylanCover.com, até 23 de Agosto de 2010 foram contabilizados 30.910 covers de canções de Bob Dylan!

Talvez a minha canção preferida de Bob Dylan seja Visions of Johanna, na interpretação que ele faz no conhecido por "The Royal Albert Hall Concert" e que aparece no 4º volume das Bootleg Series. Algumas imagens aparecem no documentário de Scorsese, "No Direction Home":

Visions of Johanna from ramonramon on Vimeo.


Uma versão cover desta canção muito, muito do meu agrado é a de Marianne Faithful:




A terminar, talvez a minha versão cover preferida de uma canção de Bob Dylan: It's All Over Now, Baby Blue, cantada por Eric Burdon and The Animals:




Uma nota final acerca destas duas canções: terão em comum o poderem referir-se ao fim da relação de Bob Dylan com Joan Baez. Tal nunca foi confirmado por Bob Dylan.

Sem comentários: