sábado, setembro 18, 2010

Indomabilidade

Ontem foi a última sessão da Universidade de Verão - Estudos Sobre o Mediterrâneo. Esta actividade consistiu num conjunto de eventos (palestras, laboratórios e visitas guiadas) com a finalidade de dar a conhecer algumas áreas trabalhadas pelos professores da Universidade do Algarve. Foram duas semanas em Loulé cheias de interesse e de entusiasmo.

Recordo a palestra "La Conformación Poliédrica de la Identidad Española: del Atlántico al Mediterráneo". A uma dada altura, a Mestre Maria de Jesus Botana Vilar perguntou à assistência qual era a primeira ideia que vinha à cabeça das pessoas quando se falava do povo espanhol. A resposta imediata foi: orgulho. E Maria de Jesus confirmou que essa era a resposta habitual que recebia.

Lembrei-me das Festas de Ayamonte, em que a Adriana e eu fomos a um espectáculo da Banda do Samouco na Casa da Cultura. Um grupo de deficientes profundos estava também a assistir ao concerto. Chamou-nos a atenção a forma como eles se deslocavam pela sala (alguns tiveram de ir várias vezes à casa de banho a meio da sessão): sem arrogância nem ridículo, mas de cabeça levantada e com uma postura a todos os títulos plena de dignidade.

Lembrei-me também de José Mendes Cabeçadas Júnior, um homem sempre inconformado, lutando sempre por um país melhor e que nunca se vergou a nenhum poder:  desde 1910, em que participa na revolução republicana, até 1965, ano da sua morte, a sua vida é uma sucessão de revoltas, conspirações, batalhas pessoais, tudo em prol de um ideal de democracia. Sem nunca esmorecer, sem nunca se resignar. Esta é a foto sua (do Museu da República) que mais aprecio: parece que Mendes Cabeçadas nos interpela directamente, sem agressividade mas também sem passividade ou medo.

Há, sem dúvida, qualquer coisa que falta aos portugueses de hoje.

(Nota: A Câmara Municipal de Loulé, nas comemorações do centenário da República, promoveu a edição de um pequeno livro de banda desenhada, de José Carlos Fernandes e de Roberto Gomes, intitulado "José Mendes Cabeçadas Júnior - Um Espírito Indomável", de onde tirei o título deste post.)

1 comentário:

Anónimo disse...

Alguém sabe onde encontrar "José Mendes Cabeçadas Júnior", de José Carlos Fernandes e Renato Gomes?
Em 2016 encontra-se esgotado na Câmara Municipal de Loulé?

contacto: poeira200@gmail.com