quarta-feira, setembro 03, 2008

Vergílio Ferreira - Diário Inédito

Sim, provavelmente choca ou, pelo menos, surpreende. A verdade é que amo Vergílio Ferreira como se ele fosse (tivesse sido) da minha família mais próxima.
Tudo o que ele escreveu, e a forma como o escreveu, suscita em mim o sentimento de uma fraternidade forte e indestrutível. Mesmo quando discordo: é que essa discordância esboça-se e realiza-se sempre no interior, nunca é exterioridade.
Note-se que foi uma frase de Vergílio Ferreira que escolhi para a descrição deste blog desde o seu início. Nem sempre foi a mesma, mas foi sempre dele.




Como com todos os livros de V.F., peguei neste seu Diário meses depois de ter sido publicado, após ter terminado todo o burburinho (desta vez, maioritariamente positivo, diga-se de passagem) que ele suscitou à sua volta. Assim, li-o no silêncio e na solidão, o livro e eu, sem ninguém a meter-se de permeio. Acabei a sua leitura agora. E, mais uma vez, uma emoção forte que nasce de uma comuhão de sentires, de um mesmo gosto pelo que intelectualmente nos desafia, de um modo comum de olhar o mundo-natureza. Mas tudo isto fica aquém daquilo que realmente senti ao lê-lo (e falta-me a arte para o definir com verdade).
Apesar de ser muito mais interessante a 2ª parte, confesso que me comoveu profundamente a juventude, a ingenuidade e a insegurança de V.F. a revelarem-se nas entrelinhas da 1ª parte deste Diário.

Mil vezes obrigado à Professora Fernanda Irene Fonseca que edita superiormente este livro. Mil vezes obrigado à esposa de Vergílio Ferreira, Sra. D.Regina Kasprzykowski, por nos ter permitido o prazer da sua leitura.

Sem comentários: